RITE - Reunião Informal à TErça
2013-14
Em 2013/2014, as RITE's voltam ao seu formato original e adoptam novamente a forma de tertúlias. Conversas de café, informais, sobre Psicologia, com dois (ou mais) convidados, abertas a toda a comunidade.
Junta-te a nós! RITE, às terças.
Junta-te a nós! RITE, às terças.
RITE #3
Pëste - Espaço Cultural
3 de Junho
21h40

Teresa
Freire é docente da Escola de Psicologia da Universidade
do Minho. Doutorada em Psicologia Social pela Universidade do Minho, é actualmente coordenadora do Grupo de Investigação sobre Funcionamento Ótimo (GIFOp) e membro
do Comité Científico da European Network
on Positive Psychology (ENPP). É ainda Presidente da Sociedade Portuguesa de
Psicologia Positiva (SPPP). Tem como interesses de investigação: a Psicologia Positiva e Funcionamento Óptimo; Experiência subjectiva na vida diária; e Adolescência e desenvolvimento positivo.
Maria José Pereira Ferreira, doutorada em Psicologia Social pela Universidade do Minho é actualmente docente na Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto e colabora com o GIFOp. Os seus interesses de investigação são: Bem-estar e funcionamento humano positivo; Trajectórias de vida; Envelhecimento bem-sucedido.
Resumo da RITE #3:
Nos últimos anos tem havido um interesse crescente em conhecer o lado positivo da vida, das pessoas e dos seus comportamentos. Mas, conhecemos o lado negativo? Queremos e procuramos a felicidade? O que faz as pessoas felizes e quais as fontes de bem-estar? Afinal o que é a felicidade e como a definimos em função da idade? Como integrar felicidade e adversidade? Estas são ainda interrogações por esclarecer e a que a investigação em psicologia positiva tem tentado dar respostas e simultaneamente levantado novas questões. Afinal, interessa saber como conseguimos um funcionamento ótimo no quotidiano e ao longo da vida! É o que tentaremos dar a conhecer nesta noite de tertúlia, positivamente falando sobre a vida e a psicologia!
Maria José Pereira Ferreira, doutorada em Psicologia Social pela Universidade do Minho é actualmente docente na Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto e colabora com o GIFOp. Os seus interesses de investigação são: Bem-estar e funcionamento humano positivo; Trajectórias de vida; Envelhecimento bem-sucedido.
Resumo da RITE #3:
Nos últimos anos tem havido um interesse crescente em conhecer o lado positivo da vida, das pessoas e dos seus comportamentos. Mas, conhecemos o lado negativo? Queremos e procuramos a felicidade? O que faz as pessoas felizes e quais as fontes de bem-estar? Afinal o que é a felicidade e como a definimos em função da idade? Como integrar felicidade e adversidade? Estas são ainda interrogações por esclarecer e a que a investigação em psicologia positiva tem tentado dar respostas e simultaneamente levantado novas questões. Afinal, interessa saber como conseguimos um funcionamento ótimo no quotidiano e ao longo da vida! É o que tentaremos dar a conhecer nesta noite de tertúlia, positivamente falando sobre a vida e a psicologia!
Rite #2
Pëste - Espaço Cultural
1 de Abril
21h40

Rui Abrunhosa Gonçalves é Licenciado em Psicologia, Mestre em Psicologia do Comportamento Desviante pela Universidade do Porto e Doutorado em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, onde é actualmente Professor Associado com Agregação. Tem desenvolvido investigação no contexto da criminalidade adulta e nas prisões, com publicações a nível nacional e internacional. É terapeuta na Unidade de Consulta de Psicologia da Justiça na Universidade do Minho, onde avalia e intervém junto de agressores, jovens e adultos, nomeadamente ofensores sexuais e conjugais. Atualmente é coordenador da Unidade de Investigação Aplicada em Justiça e Violência da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
Rui Paulo é Estudante de Doutoramento na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e Assistente de Investigação na Universidade de Portsmouth. No seu actual projeto de investigação, financiado pela FCT, estuda e desenvolve técnicas e procedimentos para entrevistar adequadamente testemunhas e suspeitos em contexto forense e policial, nomeadamente a Entrevista Cognitiva. Durante o Mestrado, concluído em 2012, investigou sobre a detecção da simulação em contexto forense.
Resumo da RITE #2:
Todos nós dizemos pequenas (ou grandes) mentiras no nosso dia-a-dia. No entanto, no contexto policial, judicial e forense este fenómeno torna-se particularmente relevante. Será que existem profissionais capazes de detectar a mentira ou seremos nós capazes de mentir a qualquer pessoa? Quanto esforço cognitivo exige praticar esta tarefa aparentemente rotineira? Seremos nós capazes de detectar a mentira? Como, e em que situações?
São estas algumas das questões que iremos abordar numa noite “cheia de mentiras”!
Rui Paulo é Estudante de Doutoramento na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e Assistente de Investigação na Universidade de Portsmouth. No seu actual projeto de investigação, financiado pela FCT, estuda e desenvolve técnicas e procedimentos para entrevistar adequadamente testemunhas e suspeitos em contexto forense e policial, nomeadamente a Entrevista Cognitiva. Durante o Mestrado, concluído em 2012, investigou sobre a detecção da simulação em contexto forense.
Resumo da RITE #2:
Todos nós dizemos pequenas (ou grandes) mentiras no nosso dia-a-dia. No entanto, no contexto policial, judicial e forense este fenómeno torna-se particularmente relevante. Será que existem profissionais capazes de detectar a mentira ou seremos nós capazes de mentir a qualquer pessoa? Quanto esforço cognitivo exige praticar esta tarefa aparentemente rotineira? Seremos nós capazes de detectar a mentira? Como, e em que situações?
São estas algumas das questões que iremos abordar numa noite “cheia de mentiras”!
RITE #1
Pëste - Espaço Cultural
18 de Fevereiro
21h30

Pedro Albuquerque é professor na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, onde se tem dedicado ao ensino e investigação de processos cognitivos básicos. Entre eles destacam-se a atenção e a memória humana. Enquanto coordenador do Grupo de Investigação em Memória Humana, tem-se especializado na clarificação dos processos que levam a criação de memórias falsas.
Célia Oliveira licenciou-se em Psicologia pela Universidade do Minho, com pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação. Pela mesma universidade detém a) um mestrado em Psicologia Clínica, com uma tese intitulada "Desordem de Hiperactividade e Défice de Atenção (DHDA): Exploração do desempenho de um grupo de crianças em medidas de atenção e de memória operatória"; e b) um Doutoramento em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas com a tese "Capacidade de Memoria Operatória: Efeitos das funções inibitórias de restrição, acesso e eliminação da informação". É docente no departamento de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto e é membro-colaborador do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho.
Resumo da RITE #1:
A atenção é um dos processos mais estudados pela Psicologia e este interesse resulta da importância que ela tem para o nosso funcionamento cognitivo. Nesta tertúlia vamos procurar clarificar algumas das definições mais usuais da atenção, contrastando as que resultam da experiência do senso comum com as que surgem como consequência da investigação científica sobre este tema. Procuraremos também contrastar a importância da focagem ou concentração da atenção numa única tarefa com as exigências da sua divisão nas múltiplas tarefas do quotidiano em que somos voluntária ou involuntariamente envolvidos. Finalmente, e para além das aplicações que a investigação da atenção pode ter, procuraremos comparar o conceito de atenção com os de consciência e "mind wandering".
Célia Oliveira licenciou-se em Psicologia pela Universidade do Minho, com pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação. Pela mesma universidade detém a) um mestrado em Psicologia Clínica, com uma tese intitulada "Desordem de Hiperactividade e Défice de Atenção (DHDA): Exploração do desempenho de um grupo de crianças em medidas de atenção e de memória operatória"; e b) um Doutoramento em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas com a tese "Capacidade de Memoria Operatória: Efeitos das funções inibitórias de restrição, acesso e eliminação da informação". É docente no departamento de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto e é membro-colaborador do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho.
Resumo da RITE #1:
A atenção é um dos processos mais estudados pela Psicologia e este interesse resulta da importância que ela tem para o nosso funcionamento cognitivo. Nesta tertúlia vamos procurar clarificar algumas das definições mais usuais da atenção, contrastando as que resultam da experiência do senso comum com as que surgem como consequência da investigação científica sobre este tema. Procuraremos também contrastar a importância da focagem ou concentração da atenção numa única tarefa com as exigências da sua divisão nas múltiplas tarefas do quotidiano em que somos voluntária ou involuntariamente envolvidos. Finalmente, e para além das aplicações que a investigação da atenção pode ter, procuraremos comparar o conceito de atenção com os de consciência e "mind wandering".